Ingredientes

O primeiro poste vamos falar sobre ingredientes.
A maior duvida que temos é.
O que ele pede na receita?
O que é isso?
Aqui aonde moro tem esse item?
Eu posso substituir pelo que?

Esse ingrediente faz bem a minha saúde?
Eu faço dieta Low Carb, eu posso usar que ingrediente, posso fazer tranquilo que receita?
Faço a dieta dos pontos, contagem de caloria, Jejum Intermitente.
Tenho intolerância alimentar, por isso, nada de Laticínios, glúten.

Tenho problema de saúde e sou diabético, tenho pressão alta, sou cardíaco.
Sou Vegano, Vegetariano...

Os motivos são muitos pelo fato de você querer se aventurar por novas receitas e precisar saber o que substitui o que.
E precisa saber certo, não o errado que tem em vários lugares.

Um vegetariano não pode simplesmente falar.
Vou pegar o tofu e todas as receitas que usa queijo, vou substituir por tofu.
Isso simplesmente não vai funcionar, ainda mais em receitas que tem mais de um tipo de variedade de queijo para usar.
Assim como usar carne de soja para todas as receitas que usam carne.
Se usar errado, a "carne" vira sola de sapato, ela se desmancha e o principal.
Fica com uma comida com cara de vomito.
A variedade de substitutos é enorme, pegar os substitutos e preparar de forma certa para que a comida fique gostosa, também.

Um caso que é bom saberem.
Minha falecida mãe se tornou vegetariana e eu sei como ela olhava os pratos que ela ia comer com cara de nojo ou que o gosto ficou ruim, por seguir de qualquer forma as receitas e seus substitutos.

E eu sei como ficou feliz quando peguei as receitas e modos de preparo de sites estrangeiros e assim a comida "borrachuda" e sem gosto, passou a ficar maravilhosa e com gosto.
Ainda mais que adotou a usar mais temperos variados, parou com a mesmice de "alho e sal", aonde se lotava de sal e para uma pessoa que vive em uma família que quase todos são hipertensos, isso fez um bem enorme na vida dela.

E não, eu não sou vegetariana e nem vegana.
Não gosto desse estilo de vida, amo as receitas, preparo algumas no meu dia a dia por que são mais gostosas.
Sendo que não abro mão de uma carne, gosto disso.
Sendo que eu respeito quem segue, tanto que ajudei a minha mãe nessa faze de vida dela.

Assim como respeito cada um que segue um estilo de vida alimentar diferente da minha, como os veganos (que são vegetarianos mais "radicais"), que segue a vida do Jejum Intermitente, Low Carb, Dieta Proteica e outras que existem que eu possa ou não conhecer.
Respeito e aqui vou tentar ajudar todos a ter uma comida maravilhosa na sua mesa, existe meios de ter a vida do seu sonho.
Tem como ter no seu dia a dia aonde mora, uma receita que é comum as pessoas que moram na Inglaterra, nos EUA, na França, no seu dia a dia.
Pode não ser 100%, por causo do valor do ingrediente original, a dificuldade de o achar para comprar.
Sendo que podemos chegar bem perto do sabor e até mesmo fazer algo melhor do que o original, pois o gosto É de cada um.
Não tem gosto errado, só é gosto.

Por fim e o que todos tem que entender.

EU NÃO SOU NUTRICIONISTA, NÃO SOU MÉDICA.

O que eu vou fazer é apenas explicar que ingrediente pode ser substituído e qual é (ou são) seu substituto.
Vou falar qual é a melhor opção de acordo com a minha opinião, pelo que eu aprendi em cursos, no meu dia a dia e pelas pesquisas que eu fiz de sites especializados no assunto.

Por exemplo.
Se alguém é diabético e o médico mandou cortar o açúcar e substituir por adoçantes, na receita que leva açúcar, vou falar dos adoçantes que ficam bem com a receita.
Cabe a você vê se o que o seu médico prescreveu está nas dicas dadas e me perguntar se fica legal usar o que o seu médico mandou usar, caso eu não fale do adoçante recomendado pelo médico.

Por isso, quem vem aqui a procura de dicas de dieta, eu só vou dar uma dica.
Vá a um médico nutricionista.
Ele é a única pessoa capacitada para te orientar nessa hora.
Ele vai te examinar, vai falar o que é o melhor para você, te orientar como prosseguir de forma certa a perca de peso e como manter.
Vai te falar a melhor forma de mudar o seu habito alimentar, seu estilo de vida.
Lembra sempre que não existe milagre, quando se trata de perda de peso.
O tempo que demorou para engordar, é o tempo que demora para emagrecer.
Mudar o seu hábito alimentar é o item número um para mudar o seu estilo de vida e assim tem uma vida saudável, com o peso que você quer.
Por isso eu repito.
Procure um médico e um confiável que saiba te ajudar a te reeducar com a sua nova vida.
Depois volta aqui para achar as receitas da sua nova vida, seja por que está de dieta, seja por que mudou o seu estilo de vida.

Enjoy!

Comentários